ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E O USO DE ATLAS ESCOLARES NOS ANOS INICIAIS
Resumo
A expansão das novas tecnologias tem aberto um leque de opções
para desenvolver trabalhos voltados para os temas relativos a
cartografia dentro do contexto das salas de aula. Contudo, admitir esse
avanço, não significa descartar todas as outras formas de aprendizagem
utilizadas em aulas de geografia para esse fim, logo, é preciso rever
como a utilização desses materiais podem ser potencializados e incluídos
dentro de uma metodologia de ensino que priorize o aluno como
participante ativo na construção do conhecimento dentro da escola. Nesse
contexto, o presente artigo é resultado do trabalho de conclusão de
curso em geografia, e tem como preocupação a análise do uso dos atlas
escolares como ferramentas de ensino nas aulas de geografia, que servem
como suporte na introdução de concepções e noções de cartografia. Assim,
é notório que os atlas escolares como coleções de mapas precisam ser
bem selecionados, critérios adequados, como forma de demonstração e
aquisição de experiências que servem de embasamento ao educador que
ensina geografia nos anos iniciais.
Palavras-chave
Atlas Escolares, Anos Iniciais, Alfabetização Cartográfica, Ensino de Geografia.
Texto completo:
PDFISSN: 1982-3878




