Espaços Públicos Multiculturais nos Institutos Federais: entre Culturas e Identidades
Resumo
As relações entre currículo, cultura e identidade podem
configurar espaços multiculturais que, se não forem valorizados como
opções e alternativas para aproximar a teoria da prática ou o plano da
política em direção à realidade concreta, das práticas e ações
cotidianas, tornam-se banais e potencialmente aptos a facilitar
conflitos. Os Institutos Federais, em especial, lidam com uma cultura
técnica e tecnológica que não dispensam serem problematizadas no mundo
contemporâneo, pois produzem valores, alimentam representações, orientam
comportamentos e ajudam a formar uma visão própria da sociedade. Este
artigo traz o resultado de pesquisa bibliográfica, discutindo-o com o
foco no Instituto Federal Farroupilha, com o objetivo de alertar para a
dimensão simbólica e cultural presente em documentos contratuais –
currículos, projetos pedagógicos – que ensejam a participação
democrática na construção das identidades. Propõem-se a criação de
espaços públicos multiculturais como resposta à necessária promoção do
desenvolvimento cultural de grupos e pessoas. Conclui-se que os
Institutos Federais têm importante papel com relação à cultura, ao
acumularem um potencial de transformação cultural, mas é preciso
vislumbrar o conteúdo cultural em suas ações e se reconhecer como
produtor de um campo de ação cultural.
Palavras-chave
Cultura; Educação; Currículo; Espaço; Identidades.