Migração e HIV/SIDA em Moçambique: Desafios da região centro de Moçambique
Resumo
A vida dos moçambicanos continua até hoje a ser caracterizada por uma série de eventos que colocam a população em situação de permanente mobilidade. Esta mobilidade se tem trazido ganhos através das remessas (em produtos e em dinheiro), e também tem trazido consequências nefastas dentre elas o alastramento do índice do HIV. A região centro de Moçambique a mais extensa em área e a mais populosa apresenta índices de HIV muito altos. Evidências empíricas têm demonstrado que os factores sócio-culturais são muito importantes, e por isso, devem ser tomados também em consideração quando abordamos questões ligadas às migrações e HIV. A revisão da literatura existente sobre este assunto e projeções sobre a prevalência do HIV em Moçambique e nas distintas regiões constituíram o suporte para a elaboração deste artigo.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.