A SEGREGAÇÃO SÓCIO-ESPACIAL COMO TEMA GERADOR PARA ESCOLAS DE PERIFERIAS: UMA EXPERIÊNCIA EM MARICÁ
Resumo
Esta monografia tem por finalidade discutir a escolha de
conteúdos que contemplem a realidade experimentada pelos alunos,
apresentando uma experiência realizada em uma escola pública de
periferia no município de Maricá - RJ. O ensino de geografia tem seguido
o mesmo caminho que outras disciplinas escolares trilham, o de
apresentar um currículo que valorize a memorização sem problematizar a
realidade, desvalorizando assim a prática do aluno.
Trabalhou-se
nessa monografia, portanto, com a metodologia dos temas geradores, que
busca no universo temático do sujeito a problematização da realidade. No
colégio Estadual Euclydes Paulo da Silva que está localizado no bairro
de São José de Imbassaí, região que apresenta sérios problemas, devido
ao descaso das autoridades, chegou-se ao consenso com os alunos acerca
do tema-gerador segregação sócio-espacial, como um tema muito presente
em seu cotidiano.
Palavras-chaves: ensino de geografia; segregação sócio- espacial; tema gerador.
ABSTRACT
This
monograph aims to discuss the choice of content that address the
reality experienced by the students, presenting an experience in a
school in the outskirts of the city of Maricá - RJ. The teaching of
geography has followed the same path as other school subjects tread, to
present a curriculum that values the memorization without question the
reality, thus devaluing the practice of the student. We will work in
this article, therefore, the methodology of generating themes, looking
at the thematic universe of the subject to questioning of reality. State
College Euclydes Paulo da Silva who is located in São José de Imbassaí
region, which presents serious problems due to the negligence of the
authorities, we reached a consensus with the students about the socio -
spatial segregation as a theme present in much their daily lives.
Key-words: teaching of geography; socio-spatial segregation; and theme .
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2009.1003
ISSN: 1980-4490
Enviar artigo via e-mail
Ocultar
Exibir todos