Proposta metodológica para a alfabetização cartográfica: do vivido ao representado
Resumo
O presente trabalho apresenta uma proposta metodológica para a alfabetização cartográfica, preocupada em fazer o percurso da vivência e da experiência dos alunos para então representar o espaço, contribuindo assim para a formação de um aluno mapeador consciente. Espera-se que os alunos em contato com técnicas cartograficas, mesmo que simples, possam compreender e desenvolver a noção de leitura e interpretação de mapas. Utiliza-se assim o espaço de uma quadra de futebol da escola como espaço e os fenômenos que ocorrem durante o jogo à serem mapeados. Os resultados obtidos junto aos alunos foram promissores: muitos afirmaram terem gostado da atividade, em uma avaliação sobre cartografia a turma que participou da atividade obteve melhor resultado médio que as outras, e ainda existe um grande potencial de aliar a atividade às atividades da educação física.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).