Instrumentos artesanais no ensino da geografia física no 6º ano do ensino funtamental

  • Aline Gabriela Silveira Araujo Universidade Federal do Amazonas
  • Deivison Carvalho Molinari Universidade Federal do Amazonas

Resumo

O artigo apresenta propostas metodológicas para trabalhar os assuntos relacionados à Geografia Física em sala de aula, visando que esta área da ciência geográfica seja vista de forma mais acessível e relacionada com o cotidiano dos alunos. O trabalho é resultado de atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa à Iniciação Científica (PIBIC). Os procedimentos metodológicos iniciaram-se com o levantamento bibliográfico, seguido de análise de dois livros didáticos e posteriormente a execução dos experimentos e equipamentos sobre os assuntos trabalhados. Pensou-se em uma abordagem tanto didática quanto sustentável, pois os instrumentos artesanais foram construídos com materiais reciclados e/ou de fácil acesso, como materiais que o aluno possui em seu ambiente doméstico. A pesquisa comprovou que é possível trabalhar a Geografia Física de forma interessante e prazerosa, trazendo o conteúdo do livro didático para a realidade dos estudantes, fazendo com isso, que eles possam compreender de forma mais clara a dinâmica natural do espaço geográfico.

Biografia dos Autores

Aline Gabriela Silveira Araujo, Universidade Federal do Amazonas
Mestrado em andamento pelo Programa de Pós Graduação em Geografia - PPGEOG, na linha de pesquisa Domínios e Natureza da Amazônia da Universidade Federal do Amazonas UFAM. Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas _ UFAM.
Deivison Carvalho Molinari, Universidade Federal do Amazonas
Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (2004). Atualmente é professor assistente I do Depto. de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), atuando na área de Geociências e Meio Ambiente, com ênfase nos seguintes temas: a) projetos de intervencao em educacao ambiental em escolas; b) ensino de geografia fisica (tecnicas e instrumentos artesanais) c) diagnostico, recuperacao e pericia em impactos ambientais; e, d) Mapeamento geomorfologico e Geoambiental.
Publicado
06/04/2017
Como Citar
ARAUJO, Aline Gabriela Silveira; MOLINARI, Deivison Carvalho. Instrumentos artesanais no ensino da geografia física no 6º ano do ensino funtamental. Geosaberes, Fortaleza, v. 8, n. 14, p. 65 - 74, abr. 2017. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/560>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Seção
ARTIGOS

Palavras-chave

Geografia; Ensino; Geografia Física; Instrumentos Artesanais