O DESENVOLVIMENTO DE PROJETO EM ESCOLA: ESTUDO DO MEIO “PARQUE ECOLÓGICO DO TIETÊ ‘ILHA DO TAMBORÉ’”
Resumo
Como estratégia para a construção de conhecimentos, uma pedagogia
voltada para o desenvolvimento de projetos pode transformar a escola em
um espaço mais dinâmico de pesquisa, integração de culturas e colaborar
para que os educandos se percebam como agentes sociais. A sequência de
atividades planejada em um projeto é determinante no desenvolvimento e
no resultado de uma aprendizagem significativa. Pode incluir, além da
pesquisa teórica, a pesquisa prática, pois permite o “diálogo” com a
realidade, numa interação entre o sujeito e o objeto do conhecimento,
como exemplo, a alternativa de projeto denominada “Estudo do Meio”. O
artigo apresenta uma sequência de atividades desenvolvida no projeto
Estudo do Meio do Parque Ecológico do Tietê “Ilha do Tamboré”, realizado
em escola particular de Ensino Fundamental II, localizada em Santana de
Parnaíba, em 2011.
Palavras chave: projeto, aprendizagem significativa, Estudo do Meio, sequência de atividades.
Palavras chave: projeto, aprendizagem significativa, Estudo do Meio, sequência de atividades.