O mapa do Brasil não é o Brasil / The map of Brazil is not Brazil
Resumo
Esse texto questiona as mensagens que os mapas trazem assim como o
significado de representação cartográfica nas aulas de Geografia.
Identifica no contexto de leitura da cartografia geográfica do IBGE como
o Estado brasileiro constrói um olhar parametrizador sobre o território
nacional e os brasileiros. Lança questões sobre a maneira como a ideia
de Brasil tem sido concebida e construída nas aulas de Geografia e
pondera sobre quem é o sujeito que constrói a representação assim como
os conceitos que surgem dessa maneira de olhar. Dimensiona a importância
do professor de Geografia ter clareza no que se refere a identidade do
discurso geográfico, objetivos pedagógicos, articulação conceitual e
linguagens tratados na construção de suas aulas.
Palavras-chave
mapa, Brasil, brasileiros, território, aula de Geografia
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.22409/geograficidade2013.30.a12875
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Todos os textos da revista Geograficidade, do Grupo de Pesquisa Geografia Cultural Humanista estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Enviar artigo via e-mail