ESCASSEZ DA ÁGUA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO 8º e 9º ANO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE AROAZES (PI)
Gilson Gomes da Silva, Maria Naira de Sousa Costa, Douglas Pereira da Costa, Maria Suzete Sousa Feitosa
Resumo
Este estudo discorreu o tema escassez da água no Ensino de Geografia. Portando, problematizou a seguinte indagação: como é abordada a escassez da água no Ensino de Geografia no 8º e 9º ano nas escolas Jeremias Pereira da Silva e Manoel Portela de Carvalho da cidade de Aroazes (PI)? Objetivou, também, conhecer as formas e os recursos didáticos adotados pelo professor na abordagem do problema da escassez de água; descrever as estratégias de ensino de geografia e os problemas ambientais relacionados à temática escassez da água e sugerir estratégias de ensino de geografia. A metodologia embasou em revisão bibliográfica e pesquisa de campo, com estudo quanti-qualitativa e descritiva, realizado nas escolas Jeremias Pereira da Silva e Manoel Portela de Carvalho, nas turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Os participantes foram dois professores de geografia e uma amostra de vinte alunos do 8º e 9º ano. Os resultados mostraram que os professores e alunos estão conscientizados da importância da abordagem da escassez da água, pois acreditam que a preservação e uso racional da água são necessários. Conclui-se que a escassez de água para o ensino de geografia contribuirá para conscientizar cada cidadão em relação às questões ambientais.
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