Indisciplina na escola: uma reflexão sobre a dimensão preventiva
Resumo
Este artigo traz uma reflexão sobre a questão da indisciplina
escolar na educação básica. Inicialmente discute o próprio conceito de
indisciplina escolar, considerando suas principais formas de expressão,
explorando, a seguir, algumas das suas causas e características atuais.
Destaca aspectos singulares da indisciplina escolar neste final de
século e a importância do enfoque preventivo como estratégia mais
adequada para enfrentar o problema. Ao final, apresenta algumas
considerações sobre encaminhamentos preventivos em nível de escola,
enfatizando a necessidade de uma postura compartilhada em relação à
indisciplina, na forma de uma política definida, de bases democráticas.
Palavras-chave
Indisciplina escolar, Conceito de indisciplina, Causas da indisciplina, Disciplina preventiva, Educação
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
R. Paranaense Desenv. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Curitiba, PR, Brasil, ISSN 2236-5567 (online) e ISSN 0556-6916 (impresso) - revista@ipardes.pr.gov.br
Indexada em:
Enviar artigo via e-mail