A “Rua do Esquecimento”:
a memória dominante nos logradouros centrais de Campina Grande-PB
Resumo
O presente trabalho tem por recorte espacial e temporal a cidade de Campina Grande, Paraíba, com enfoque na primeira metade do século XX. Por meio das fontes pesquisadas procuramos apresentar uma visão acerca do processo de nomeação e renomeação das ruas do núcleo central desta cidade. Compreendemos que o nome de uma rua registra no tempo e na memória as transformações sociopolítica e cultural de um lugar. São apontamentos da memória individual e coletiva. Nomear não é um processo “neutro”: tem “intenções” construídas por um determinado grupo social em um tempo histórico. De certo modo, as mudanças pelas quais passaram a cidade ficaram registradas nos nomes que foram conferidos às Ruas, demonstrando assim, um processo de transformação espacial e cultural.
Downloads
Copyright (c) 2015 Revista Espacialidades
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)