”PORQUE ISSO ERA MOSTRAR O QUANTO EU ERA FORTE” A LEI 10639 E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE SÃO PAULO / "BECAUSE THAT WAS TO SHOW HOW STRONG I WAS" LAW 10639 AND THE TEACHING OF GEOGRAPHY: A CASE STUDY IN THE CITY OF SÃO PAULO
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de pesquisa desenvolvida
no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, com o
objetivo de compreender os limites e possibilidades da aplicação da lei
10.639/2003 para o ensino de Geografia. Para tanto, realizou-se estudo
de caso, acompanhando, por 6 meses, o trabalho de uma docente de
geografia em uma escola pública da rede estadual de São Paulo. Durante
este período, foi possível observar as ações didáticas desenvolvidas
pela docente, com o intuito de problematizar e recriar o currículo de
geografia, articulando-o com os debates sobre a geografia da África e a
Questão Negra no Brasil e no Mundo. Apesar das dificuldades
apresentadas, o trabalho desenvolvido pela docente acompanhada
demonstrou a importância de se construir outras formas de compreensão do
conhecimento e da geografia que possibilitem a superação de uma visão
de mundo eurocentrada e que tem, em seus fundamentos, o racismo. Atuando
de forma crítica em relação ao currículo, a docente pode construir
ações didáticas que, ao dialogarem com a geografia da África e com a
questão negra, possibilitassem aos alunos um outro olhar sobre si
mesmos, suas identidades e geografias.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.32396
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ISSN: 1415-7543 | E-ISSN: 1981-9021 | JournalDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj




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