Contribuições sobre a temática turismo e geografia no período técnico-científico-informacional
Resumo
Resumo: Como a ciência geográfica relaciona-se com a temática do
turismo no período atual? O momento contemporâneo, denominado por
Santos (2004) como período técnico-científico-informacional, apresenta
novas lógicas de acumulação capitalista e, consequentemente, mudanças
nos espaços do turismo. O objetivo do trabalho é delinear algumas
colocações sobre as relações entre o turismo, considerando o período
técnico-científico-informacional, e as novas lógicas de produção de
espaços turísticos no Brasil, além de analisar alguns aspectos dos
investimentos, principalmente os públicos, e a influência midiática na
formulação de preferências turísticas. Concluiu-se que o Estado,
sobretudo a partir de 2003, passou a dotar determinados locais
turísticos com novas infraestruturas, atendendo à crescente demanda por
essa atividade econômica. Por outro lado, observou-se que a determinação
de quais lugares devem ser valorizados pelo turismo − e, por
conseguinte, obter investimentos governamentais −, é, em geral,
influenciada pela grande mídia.
Palavras-chave: Meio Técnico-Científico-Informacional. Turismo. Mídia. Investimentos públicos.