OS CONTRASTES URBANOS DA ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA: RELATO DE CAMPO EM LONDRINA (PR)

  • Laís Barbiero Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Trabalho de Campo, Shopping Catuaí, Produção do espaço urbano, Agentes produtores do espaço urbano, Contrastes urbanos,

Resumo

Este artigo tem a intenção de resgatar as análises obtidas através de um trabalho de campo realizado na cidade de Londrina (PR) em setembro de 2009, com o intuito de finalizar a disciplina de Geografia Urbana, ministrada pelo saudoso Prof. Dr. César Miranda Mendes. Através deste trabalho empírico foi possível observar os contrastes urbanos impulsionados pela implementação de um empreendimento de grande porte, o Shopping Catuaí, com destaque  para os interesses dos agentes modificadores do espaço. A visualização desse fenômeno in loco tornou possível a internalização de ideias geradoras de trabalhos posteriores. Nesta edição em homenagem às contribuições deste grande pesquisador, destaca-se a importância de trazer à tona o trabalho que inspirou nossa pesquisa de conclusão de curso por ocasião do bacharelado em Geografia, pois através das impressões do que aconteceu em Londrina, foi possível estudar o fenômeno ocorrido em Maringá, quando da implementação desse mesmo shopping no município. Foram sob os meandros da orientação do referido professor, que mais tarde, sem que percebesse, a vida acadêmica nos convocou.

Biografia do Autor

Laís Barbiero, Universidade Federal de Santa Catarina
Geógrafa Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Bolsista CNPQ de Pós-graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com ênfase em Desenvolvimento Regional e Urbano. Integrante dos grupos de estudo GEDRI/Labcit e GEUR.
Publicado
2018-12-17
Seção
Artigos