Transmissão intergeracional de desigualdade e qualidade escolar: uma análise multinível para as escolas paranaenses
Resumo
Neste artigo verificam-se os determinantes da qualidade escolar no Paraná considerando-se as características familiares,
escolares e do município. Estimamos a complementaridade entre escolas e famílias e verificamos que no ensino fundamental não existem características escolares que
reduzam essa complementaridade. Por outro lado, no ensino médio as escolas com nível socioeconômico médio mais alto têm maior complementaridade. O volume de recursos
dos municípios destinado ao ensino fundamental é importante para a constituição de um sistema educacional de melhor
qualidade. Mostramos também que diferenças de desempenho entre escolas públicas e privadas conduzem os estudantes a uma desigualdade de condições, gerando a perpetuação da desigualdade
escolares e do município. Estimamos a complementaridade entre escolas e famílias e verificamos que no ensino fundamental não existem características escolares que
reduzam essa complementaridade. Por outro lado, no ensino médio as escolas com nível socioeconômico médio mais alto têm maior complementaridade. O volume de recursos
dos municípios destinado ao ensino fundamental é importante para a constituição de um sistema educacional de melhor
qualidade. Mostramos também que diferenças de desempenho entre escolas públicas e privadas conduzem os estudantes a uma desigualdade de condições, gerando a perpetuação da desigualdade
Palavras-chave
Modelos multinível; Educação; Desigualdade
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R. Paranaense Desenv. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Curitiba, PR, Brasil, ISSN 2236-5567 (online) e ISSN 0556-6916 (impresso) - revista@ipardes.pr.gov.br
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