PERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE AS CAUSAS DAS INUNDAÇÕES, GUARAPUAVA/PR: EM BUSCA DA CIDADE RESILIENTE
Palavras-chave:
Eventos extremos, percepção ambiental,
gestão de risco, desastre natural
Resumo
O presente artigo analisa as percepções de moradores em áreas de risco a desastres naturais associados a inundações no bairro Vila Carli, em Guarapuava-PR sobre as causas das inundações, uma vez que grande porção de área do bairro Vila Carli é inundada durante eventos extremos de chuva. Uma pesquisa exploratória com 40 moradores foi realizada, nos meses de agosto e setembro de 2013. Os resultados apontaram que a maioria dos moradores atribui a ocorrência de desastres naturais associados à inundação no bairro, à deposição de resíduos sólidos (lixo) em lugares inadequados e que a prevenção e mitigação destes eventos dependem de medidas estruturais e pontuais.Downloads
Publicado
2015-02-02
Como Citar
Vestena, L., Geffer, E., Almeida, D., &
Vestena, C. (2015). PERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE AS CAUSAS DAS INUNDAÇÕES,
GUARAPUAVA/PR: EM BUSCA DA CIDADE RESILIENTE. Revista Do Departamento De Geografia, 28, 280-294. https://doi.org/10.11606/rdg.v28i0.573
Edição
Seção
Artigos
Copyright (c) 2015 Leandro Vestena, Edivaldo Geffer, Deivana Eloisa Ferreira de Almeida, Carla Luciane Blum Vestena
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).