Metodologia aplicada ao ensino de geografia: elaborar e contar histórias
Resumo
Este artigo tem por finalidade divulgar uma metodologia de Ensino em Geografia, que consiste em elaborar histórias de temas geográficos. As narrativas procuram trabalhar a disciplina de maneira interdisciplinar, explorando seus vários campos de conhecimento. Os assuntos são tratados por personagens e em lugares fictícios, levando os leitores a adentrarem na história, identificando, na questão abordada, os problemas e as sugestões para o desfecho do caso. A proposta de contar história geográfica surgiu da dificuldade do aluno de Ensino Fundamental para entenderconcepções, conceitos e conteúdos desta disciplina que são utilizados no seu cotidiano. A história possibilitará o leitor entender e compreender os fatos de maneira descontraída, criando interesse pelos assuntos e melhorando o processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).











