A geografia escolar no contexto dos movimentos de ocupação das escolas brasileiras

  • Alcinéia de Souza Silva Universidade de Brasília

Resumo

Este trabalho tem como ambição entrelaçar metodicamente alguns apontamentos sobre os caminhos e os desafios da Geografia Escolar no contexto de significativos movimentos estudantis de ocupação das escolas brasileiras. Representados pelas lutas de redemocratização e de resistência frente às reformas educacionais no país, os movimentos revelam as características de um novo sujeito escolar e provocam a reflexão acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas pela escola, de forma geral e pela educação geográfica, de forma particular. Em virtude disso, por meio de revisão bibliográfica que versa sobre essa temática, bem como de pesquisa empírica com os jovens protagonistas do movimento realizado na cidade de Formosa-Goiás, busca-se destacar a função da Geografia na formação cidadã do estudante a partir da leitura crítica do mundo.

Biografia do Autor

Alcinéia de Souza Silva, Universidade de Brasília
Professora em Geografia na Rede Pública do município de Formosa-GO. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade de Brasília.
Publicado
08/08/2017
Como Citar
SILVA, Alcinéia de Souza. A geografia escolar no contexto dos movimentos de ocupação das escolas brasileiras. Geosaberes, Fortaleza, v. 8, n. 15, p. 31 - 40, ago. 2017. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/574>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Seção
ARTIGOS

Palavras-chave

Cidadania; Geografia Escolar; Ocupação de escolas.