A geografia escolar no contexto dos movimentos de ocupação das escolas brasileiras
Resumo
Este trabalho tem como ambição entrelaçar metodicamente alguns apontamentos sobre os caminhos e os desafios da Geografia Escolar no contexto de significativos movimentos estudantis de ocupação das escolas brasileiras. Representados pelas lutas de redemocratização e de resistência frente às reformas educacionais no país, os movimentos revelam as características de um novo sujeito escolar e provocam a reflexão acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas pela escola, de forma geral e pela educação geográfica, de forma particular. Em virtude disso, por meio de revisão bibliográfica que versa sobre essa temática, bem como de pesquisa empírica com os jovens protagonistas do movimento realizado na cidade de Formosa-Goiás, busca-se destacar a função da Geografia na formação cidadã do estudante a partir da leitura crítica do mundo.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).