A INFRA-ESTRUTURA RODOVIÁRIA NO PARANÁ E O TRÁFEGO NAS RODOVIAS PEDAGIADAS - 2000-2006
Resumo
A construção da infra-estrutura do Estado do Paraná esteve
vinculada a um projeto de desenvolvimento que visava integrar as
diferentes regiões paranaenses, afastando a ameaça do separatismo e, ao
mesmo tempo, promover um processo de industrialização acelerada, dentro
das perspectivas dos Planos Nacionais de Desenvolvimento (I e II PND).
Após a crise dos anos 1980, as políticas implementadas foram pautadas
pelo consenso de Washington, ou seja, reduzindo a ação do estado na
economia por meio de programas de privatização. No Paraná, a concessão
de parte da infra-estrutura de transporte do Estado à iniciativa privada
foi o marco desse período. A industrialização avançou mediante
políticas de atração de empresas, sendo a implantação de indústrias
automobilísticas na Região Metropolitana de Curitiba o exemplo
principal. Apesar da recuperação de parte da malha rodoviária, o modelo
adotado não rompeu a preferência pelo sistema rodoviário de transporte. O
presente artigo apresenta as transformações no transporte de carga por
meio da avaliação das informações sobre o tráfego nas rodovias
pedagiadas. Mostra o crescimento no tráfego de caminhões pesados,
analisa os riscos do sistema de transporte do Estado e enfatiza a
necessidade de alteração na matriz de transporte.
Palavras-chave
Sistema de Transporte; Transporte de Cargas; Desenvolvimento Regional
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/geografar.v3i1.12908
Revista Geografar ISSN: 1981-089X



