A geografia humanística como ferramenta de ensino
Resumo
O presente artigo trás à tona perspectivas de aplicação da geografia humanista para o ensino da Geografia, bem como faz alusão aos seus mecanismos de relacionamento com outras disciplinas. Nesse sentido, vale mostrar algumas dos novos vieses da concepção humanista da Geografia. Assim, sublinha-se o sentimento e a emoção, lastreando-se no subjetivismo e na relação que os seres humanos têm com espaço vivido/vivenciado e percebido. Estas abordagens recebem tratamento enquanto conhecimento holístico e geográfico. Para tanto tem eminência as categorias que envolvem o cotidiano local, estas como fontes imprescindíveis, tanto para a epistemologia geográfica fenomênica como para o ensino da mesma.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).