O ENSINO DE CARTOGRAFIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CAXIAS/MA: abordagens e realidades em sala de aula
Resumo
A Cartografia e a Geografia possuem vínculos que, com o passar
dos anos, tornam-se mais efetivos e dinâmicos, tendo em vista que as
representações realizadas pelo conhecimento cartográfico serve como
subsídio para investigações geográficas e no âmbito da Geografia
Escolar. O objetivo do estudo é discutir a utilização da Cartografia no
ensino de Geografia em escolas públicas da cidade de Caxias/Maranhão,
destacando a participação dos sujeitos mais próximos (alunos e
professores) no processo de ensino-aprendizagem. Fez-se uso do método
Dedutivo e pesquisa Exploratória com caráter quali-quantitativo,
subsidiando a aplicação de questionários (aos alunos) e a realização de
entrevistas semi-estruturadas (aos professores). Foram notados cenários
distintos se comparadas as escolas “A” e “B”, tendo em vista abordagens
diferenciadas nessas escolas. Sobre os alunos, a compreensão pelo campo
de estudo da Cartografia e da Geografia se diferenciou à medida que
foram identificadas as dificuldades de compreensão dos conteúdos de
Geografia por meio da Cartografia. Quanto aos professores, os mesmos
apontaram a relação da sua formação docente no atual cenário de
utilização das estratégias didáticas. Nesse sentido, de acordo com os
relatos, não houve um preparo adequado no curso de formação docente, e
isso contribuiu para certa carência no que se refere à segurança no
domínio desse conteúdo e proporciona uma série de desafios. Assim,
pôde-se chegar à conclusão de que a alfabetização cartográfica nas
escolas é ainda inicial/incipiente e que os professores demonstram
dificuldade em ensinar o conteúdo principalmente relacionado à sua
formação docente.
Palavras-chave
Cartografia; Alunos e Professores; Escolas Públicas; Caxias/MA.
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Revista Equador, ISSN 2317-3491, Universidade Federal do Piauí.