A reciclagem do lixo urbano como contribuição ao ensino de geografia
Resumo
Essa pesquisa tem como principal objetivo analisar a contribuição da experiência de reciclagem do lixo urbano como contribuição ao ensino de geografia dos alunos do Ensino Fundamental (do 6.º ao 9.º ano). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso etnográfico. O trabalho está estruturado em duas partes. Na primeira - Ecologia e Conscientização: caminhos para o exercício da cidadania - apresenta uma retrospectiva do ambientalismo na política global abrangendo o período que vai desde a Revolução Industrial até os dias atuais. Mostra, também, Os Caminhos da Pesquisa: O Estudo de Caso Etnográfico. Na segunda parte - A experiência de reciclagem do lixo urbano na Escola Nilson Holanda – registra a experiência pedagógica desenvolvida em uma escola pública do município de Fortaleza. Por último, apresenta as considerações finais, discutindo a necessidade de uma tomada de consciência em relação à produção de lixo e sua reciclagem, tendo como base a sociedade, o bairro estudado, mostrando o esforço político e cultural.
Palavras chave: Geografia; Ensino; Reciclagem.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).