ETNOCONHECIMENTO COMO POTENCIALIDADE PARA OS NEGÓCIOS TURÍSTICOS: MICRO-ANÁLISE ETNOGRÁFICA DA COMUNIDADE DE TATAJUBA, CAMOCIM, BRASIL

  • Aletusya de Araújo Benevides Universidade de Fortaleza
Palavras-chave: Etnoconhecimento, Desenvolvimento sustentável, Arranjos produtivos locais, Teoria institucionalista

Resumo

O objetivo do presente texto é apresentar o etnoconhecimento como um potencial para os negócios turísticos a partir da proposta de análise das redes institucionais da comunidade de Tatajuba, Camocim - Brasil. O estudo tem como referencial a teoria institucionalista de Douglass North, para quem as redes institucionais locais, as quais determinam as estratégias e regras em vigor no ambiente social da comunidade, devem ser compreendidas como determinantes básicas para o desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Aletusya de Araújo Benevides, Universidade de Fortaleza
Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP. Professora da Universidade de Fortaleza.
Publicado
2006-04-30
Como Citar
Benevides, A. (2006). ETNOCONHECIMENTO COMO POTENCIALIDADE PARA OS NEGÓCIOS TURÍSTICOS: MICRO-ANÁLISE ETNOGRÁFICA DA COMUNIDADE DE TATAJUBA, CAMOCIM, BRASIL. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (20), 121-127. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2006.74011
Seção
Artigos