DE SÃO PAULO À PORTO ALEGRE: REFLEXIVIVENCIANDO A TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE PIBID E ESTÁGIOS DE LICENCIATURA NA BUSCA DA FORMAÇÃO DE BONS PROFESSORES
Resumo
Qual o sentido de formar professores para a Educação Básica?
Qual o sentido de ser professor na Educação Básica? Como pensar a
construção da identidade do professor? São algumas questões que os
autores - um em Guarulhos, SP (UNIFESP) formando pedagogas e o outro
envolvido com a Licenciatura Noturna de Geografia, em Porto Alegre, RS
(UFRGS) - pretendem reflexionar. Sem a pretensão de propor respostas
‘essencialistas’. A partir da experiência com o PIBID na UNIFESP e com
os estágios finais de licenciatura na UFRGS, apontamos um pouco da
trajetória dos alunos, no processo de sua formação. A busca de
positividades e de fraquezas em ambas as experiências aponta-nos para a
busca do professor reflexivo, aquele cuja ação evita ser repetitiva e
acomodada.
Palavras-chave
Formação de professores; Professor reflexivo.
Texto completo:
PDFComissão Editorial
Programa de Pós-Graduação em Geografia Instituto de Geociências Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43113
91.540-000, Porto Alegre, RS, Brasil
Telefone: 55 51 3308 6569
Fax: 55 51 3308 9843
E-mail: para-onde@ufrgs.br