CARTOGRAFIA SOCIAL DO ESPAÇO URBANO DE MONTES CLAROS/MG: PARA APRENDER NA CIDADE E APREENDER A CIDADE
Resumo
O artigo é resultado de observações, reflexões obtidas através
das intervenções do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência - PIBID - Subprojeto Geografia – Unimontes. Consiste em relato
da “Oficina Cartografia Social” ministrada na Escola Estadual Professor
Hamilton Lopes. A proposta consistiu em trabalhar o ensino da
cartografia e da Geografia Urbana privilegiando a cidade média de Montes
Claros/MG - BR, locus do educando. O procedimento metodológico
baseia-se em revisão bibliográfica e experiência através da prática
escolar das autoras. O objetivo foi desenvolver nos estudantes uma visão
crítica da cidade em que vivem. Para tanto, utilizamos os recursos:
fotografias, trabalho de campo, ferramenta de geotecnologias dentre elas
o software de Sistema de Informações Geográficas – SIG, ArcGis 9.3,
imagens de satélites (raster) e mapas. Neste contexto, a oficina
corroborou para o entendimento sobre os elementos que compõem a cidade,
aliado a compreensão dos conteúdos de Cartografia e Geografia urbana,
possibilitando uma noção ampla e crítica do bairro e da cidade.
Palavras-chave
Cartografia social. Ensino de Geografia. Cidade e Urbano.
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PDFISSN: 1982-3878