CONQUISTAS E NOVOS DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO INDÍGENA NO ESTADO FRONTEIRIÇO DE RORAIMA
Resumo
Este artigo versa sobre os índios que vivem em zona urbana e têm
filhos matriculados nas escolas não indígenas. Os índios do Estado de
Roraima têm sido os principais sujeitos na conquista de políticas
públicas de Educação Indígena. Atualmente, no Estado, existem escolas
públicas indígenas com a presença de professores indígenas e, dentre
eles, alguns concursados. Existe, ainda, Curso Superior para professores
indígenas. Todas essas conquistas são frutos de um processo
histórico-cultural de reivindicação dos próprios indígenas. Mas, quanto
aos índios estudando nas escolas urbanas não indígenas, existem
políticas públicas que os favoreçam? Quais as estratégias para
atendê-los? Antes, é preciso fazer uma análise do processo de conquista
das políticas públicas em Educação Indígena pelos índios do Estado de
Roraima. O objetivo deste artigo é apresentar e analisar a importância
da teoria histórico-cultural dos indígenas do Estado de Roraima, nas
conquistas, e os novos desafios das políticas públicas para os indígenas
e para os Sistemas de Ensino do Estado de Roraima. O enfoque se
desenvolve sobre o prisma das relações entre os indígenas e os órgãos
responsáveis pela implementação de políticas públicas no Estado de
Roraima.
Palavras-chave
Índios; Roraima; Política Pública; Educação Indígena; Índios na Cidade.