POTENCIALIDADE DE UTILIZAÇÃO DA ENERGIA GEOTÉRMICA NO BRASIL – UMA REVISÃO DE LITERATURA
Resumo
A energia geotérmica, originada do calor proveniente do interior da Terra, é uma fonte de energia que se apresenta como solução para alguns problemas atuais de energia e do meio ambiente. Existem basicamente duas formas de aproveitamento do recurso geotérmico, para geração de eletricidade e para usos diretos. O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão de literatura sobre a potencialidade de aplicação da energia geotérmica no Brasil, identificando estudos de potencial geotérmico e experiências de sucesso no país. No Brasil, ainda são poucos os estudos referentes a utilização de energia geotérmica, devido principalmente a comodidade do país quanto às questões energéticas, que tem como base a hidroeletricidade. Através dessa revisão, foi possível identificar no Brasil, o potencial para utilização de recursos de alta, e principalmente, de baixa temperatura, estes últimos indicados para diversas formas de usos diretos, como residencial, industrial e na agricultura, além da recreação. A viabilidade de utilização da energia geotérmica no Brasil ainda é discutida, mas há grande expectativa quanto ao desenvolvimento de técnicas que possibilitem ampliar a utilização da energia geotérmica no país, como através da exploração do potencial geotérmico do Aquífero Guarani e a utilização de bombas de calor geotérmicas.
Downloads
Copyright (c) 2013 Nathana Karina Swarowski Arboit, Samara Terezinha Decezaro, Gilneia Mello do Amaral, Tiago Liberalesso, Vinicio Michael Mayer, Pedro Daniel da Cunha Kemerich
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).