AS REPRESENTAÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO PORTUGUÊS
Resumo
Tendo como pano de fundo um ambiente fortemente marcado pela
incerteza, particularmente no que se refere às condições de evolução do
projeto político moderno de construção de uma sociedade democrática, com
as suas promessas não totalmente cumpridas, o Estado português tem
delegado na escola pública a tarefa de socializar politicamente os
jovens, nomeadamente, criando uma área curricular de Educação para a
Cidadania no ensino básico e no ensino médio. No âmbito de um projeto de
pesquisa sobre a socialização política dos estudantes do ensino médio
público português, procurou-se saber quais as representações da educação
para a cidadania mobilizadas pelos mesmos. A pesquisa qualitativa
abrangeu 4 escolas geograficamente contrastantes e com uma morfologia
social muito diversa, nas quais foram realizadas entrevistas a pares de
estudantes a frequentar o último ano de escolaridade do ensino médio, no
total de 90. Através de uma análise temática de conteúdo, verificou-se
que os resultados observados informam-nos sobre a existência de uma
pluralidade de representações mobilizadas pelos estudantes
correspondentes a diferentes modalidades de reconhecimento de si e dos
outros. O objetivo deste texto visa precisamente apresentar uma
topologia tipológica destas modalidades de reconhecimento, as quais
contém o distinto significado atribuído à cidadania pelos estudantes e
se constituem como uma rede plural de caminhos de realização da mesma.
Palavras-chave
socialização política; estudantes do ensino médio; Educação para a cidadania; reconhecimento
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