O PERTENCIMENTO E O LUGAR: UM ESTUDO ACERCA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CUIDADORES DE IDOSOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA DE UM MUNICÍPIO NO INTERIOR DE MINAS GERAIS.

Letícia Franco de Oliveira, Alessandro Gomes Enoque

Resumo


As instituições de longa permanência para idosos (ILPI) são locais coletivos que acolhem idosos que necessitam de moradia e cuidado em longo prazo. Neste sentido, este estudo teve, como objetivo, analisar as representações sociais do lugar de uma instituição de longa permanência nas perspectivas dos cuidadores de idosos. Partindo de uma abordagem de natureza qualitativa, foram realizadas oito entrevistas com cuidadores de uma instituição de longa permanência em um município do interior do estado de Minas Gerais. Como método de analise dos dados, foi utilizada no âmbito deste trabalho, a análise de conteúdo.  Através da análise das entrevistas pode-se verificar que a percepção do lugar (ILPI) para cada cuidador é subjetiva.  Neste sentido,  suas vivencias, pertencimentos, experiências e simbolismos vão de acordo com as suas emoções e interações com o espaço da instituição.


Palavras-chave


ILPI; Representação Social; Lugar; Cuidador

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2019 Geografia em Questão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.