CONSTRUÇÃO POLÍTICA DA DISPONIBILIDADE HÍDRICA: O CASO DO SERTÃO SEMIÁRIDO
Palavras-chave:
Escassez de água, Disponibilidade de
água, Questões institucionais, Organização do
espaço.
Resumo
Em regiões de relativa escassez hídrica como o Semiárido nordestino, a existência de um manancial extrapola os limites de um acidente geográfico e de um bem público isolado para se converter numa matriz de possibilidades estratégicas da qual depende toda a região. O objetivo do estudo é a água, não apenas do ponto de vista do recurso natural, mas, sobretudo, como elemento histórico importante na construção do Nordeste Brasileiro, mais precisamente no Sertão semiárido. Neste trabalho, o tratamento volta-se para as bases conceituais da abordagem Institucional, vista como um caminho para compreender e explicar os fenômenos políticos e econômicos.Downloads
Publicado
2013-04-30
Como Citar
Domingues, R. (2013). CONSTRUÇÃO POLÍTICA DA DISPONIBILIDADE HÍDRICA: O CASO DO SERTÃO SEMIÁRIDO. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (33), 153-167. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2013.74308
Edição
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.