ENSINO DE GEOGRAFIA: NOVOS E VELHOS DESAFIOS

Túlio Barbosa

Resumo


O presente trabalho objetiva questionar o discurso atual, veiculado por meio da mídia em geral, que reduz a importância do pensamento crítico para o ensino de Geografia, acusando qualquer exposição pedagógica crítica de doutrinação. Neste trabalho buscamos compreender o discurso que privilegia uma pedagogia acrítica e vinculada as exigências do mercado de trabalho, para isso analisaremos o site “escola sem partido” e a origem deste pensamento conservador vinculado as idéias neoliberais. Neste sentido, questionamos as razões que fizeram com que esse discurso acrítico fosse amplamente divulgado e o papel do professor de Geografia diante desse desafio. Sublinhamos a importância de uma Geografia Escolar comprometida criticamente a partir da práxis marxista.

Palavras-chave


ensino crítico; desafios para o ensino; geografia marxista

Texto completo:

PDF



Caderno Prudentino de Geografia - ISSN: 2176-5774

 

Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Local Presidente Prudente/SP

Rua Roberto Simonsen, 305, Centro Educacional, CEP: 19.060-900, Presidente Prudente, São Paulo.


 

Licença Creative Commons Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.