URBANIZAÇÃO, MIGRAÇÃO E REDE URBANA NO TOCANTINS: CONCENTRAÇÃO DE ATIVIDADES POLÍTICO-ECONÔMICAS E REDEFINIÇÃO DOS PAPÉIS DOS PRINCIPAIS CENTROS URBANOS

  • Ana Márcia Moreira Alvim Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC / Belo Horizonte, Minas Gerais
  • Kelly Bessa Universidade Federal do Tocantins - UFT / Palmas, Tocantins
  • Guilherme Luiz Lopes Ferreira Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET / Contagem, Minas Gerais
Palavras-chave: Urbanização. Migração. Rede Urbana. Tocantins.

Resumo

O presente artigo, tendo em vista as transformações políticas, econômicas e socioculturais por que vem passando o Tocantins, depois de sua separação política do estado de Goiás, de sua inserção na Amazônia Oriental e da implantação de sua capital estadual, Palmas, em 1989, busca compreender as relações entre urbanização, migração e rede urbana, levando em consideração as novas funções e os novos papéis urbanos desempenhados pelos principais centros desse segmento de rede urbana. Para tanto, foram utilizados dados dos Censos Demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística dos anos 1991, 2000 e 2010 e foram produzidos mapas utilizando-se o ARCGIS para que fosse possível se fazer uma análise espacial. Em apenas 21 anos o ritmo de crescimento demográfico de alguns municípios tocantinenses aumentou consideravelmente, especialmente o de Palmas, que além de atrair migrantes de origens distintas teve seu papel regional ampliado e suas funções urbanas tomaram maior dimensão ampliando sua centralidade. Por outro lado, alguns municípios tiveram decréscimo populacional decorrentes de perdas territoriais, e logo assumiram menor porte tendo sentido alterações em seus papéis regionais. Por tudo isso, um estudo como esse pode ser útil às autoridades públicas envolvidas com o Planejamento Regional, uma vez que atenta para questões essenciais à minimização das desigualdades municipais ou mesmo para que estas não sejam agravadas.

Downloads

Publicado
2019-05-02
Como Citar
ALVIM, A. M. M.; BESSA, K.; FERREIRA, G. L. L. URBANIZAÇÃO, MIGRAÇÃO E REDE URBANA NO TOCANTINS: CONCENTRAÇÃO DE ATIVIDADES POLÍTICO-ECONÔMICAS E REDEFINIÇÃO DOS PAPÉIS DOS PRINCIPAIS CENTROS URBANOS. Boletim de Geografia, v. 37, n. 1, p. 13-31, 2 maio 2019.
Seção
Artigos científicos