EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E ARTE EM COMUNIDADES POBRES NO MUNICÍPIO DE PORTO NACIONAL, TOCANTINS, BRASIL
Resumo
GEOGRAPHIC EDUCATION AND ART IN POOR COMMUNITIES IN THE CITY OF PORTO NACIONAL, TOCANTINS, BRAZIL
EDUCACIÓN GEOGRÁFICA Y ARTE EN COMUNIDADES POBRES EN EL MUNICIPIO DE PORTO NACIONAL, TOCANTINS, BRASIL
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar os resultados obtidos com o projeto de extensão “Educação geográfica pela arte” desenvolvido na cidade de Porto Nacional, estado do Tocantins situado na região norte do Brasil. O projeto foi desenvolvido na Universidade Federal do Tocantins e foi destinado aos jovens pobres de de 11 a 17 anos, preferencialmente beneficiários do Programa Bolsa Família. Foram realizadas atividades didáticas pedagógicas sobre o ensino de Geografia com foco no estudo sobre a cidade em estreita aproximação com a arte.
Palavras-chave: Extensão Universitária; Oficinas; Geografia; Metodologias.
ABSTRACT
This
paper aims to present the results obtained through the research project
Geographic Education and Art developed in the city of Porto Nacional in
the state of Tocantins located in the north of Brazil. The project was
developed at the Federal University of Tocantins and destined to
youngsters from 11 to 17 years old, preferably beneficiaries of “Bolsa
Família” – a Brazilian cash transference program destined to the poorest
portion of the population. We accomplished didactic activities about
the teaching of Geography focusing the study of the city in close
proximity to the art.
Keywords: Outreach university activities; Workshops; Geography; Methodologies.
RESUMEN
Este
estudio tiene como objetivo presentar los resultados obtenidos con el
proyecto de extensión “Educación Geográfica para el arte”, desarrollado
en la ciudad de Porto Nacional, el estado de Tocantins ubicado en la
región norte de Brasil. El proyecto fue desarrollado en la Universidad
Federal de Tocantins y está destinado a jóvenes de 11 a 17 años,
preferiblemente beneficiarios del Programa Bolsa Familia. Actividades
educativas pedagógicas se llevaron a cabo en la geografía de enseñanza
con enfoque en el estudio de la ciudad en las proximidades con el arte.
Palabras clave: Extensión de la Universidad; Talleres; Geografía; Metodologías.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.v3n8p70-82
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
ISSN 2446-6549
INDEXADORES, BASES BIBLIOGRÁFICAS, DIRETÓRIOS, CATÁLOGOS, REPOSITÓRIOS:
DIADORIM | REDIB | CLASE | DOAJ | Latindex | RCAAP | DRJI | OAJI | LatinREV | ResearchBib | Crossref | LivRe! | Sumários.org | Catalogue SUDOC | Scilit | BibliotekeVirtual | MIAR | PBN | JIFACTOR | Jornal Factor