Bacias hidrográficas simuladas em maquetes: prática pedagógica para ensino fundamental e médio
Resumo
O presente artigo refere-se à elaboração de uma proposta de prática pedagógica a ser desenvolvida com alunos de Ensino Fundamental ou Médio, em aulas de Geografia, cujo tema seja Hidrologia. Trata-se da elaboração de maquetes de bacias hidrográficas: a maquete n° 1 representa uma bacia hidrográfica vegetada, a n° 2 uma bacia desmatada e a n° 3 uma bacia de drenagem desmatada e posteriormente urbanizada. Buscou-se, através do experimento, demonstrar a importância da vegetação e da presença de áreas permeáveis para manutenção da dinâmica hídrica de uma bacia de drenagem. O principal objetivo deste trabalho foi executar o experimento e validá-lo. Objetivou-se também apresentar um roteiro de elaboração das maquetes, bem como propor sequência de atividade didática para aplicação da experiência em sala de aula de modo interativo. Ao final do experimento, as maquetes simularam de modo satisfatório o funcionamento de bacias hidrográficas reais, especialmente em relação à problemática hídrica em ambientes urbanos em se tratando da ocorrência de enchentes e da escassez de água para abastecimento público. Foi possível perceber as marcantes diferenças nos padrões de comportamento de cada maquete, onde ambientes mais permeáveis apresentaram maiores índices de alimentação do lençol freático e menores taxas de escoamento superficial.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).