ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E INTERDISCIPLINARIDADE: O GRUPO “EDUCAÇÃO E DIDÁTICA DA GEOGRAFIA: PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES”
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar o grupo “Educação e Didática da Geografia: Práticas Interdisciplinares” e as pesquisas por ele realizadas. O grupo está estruturado no estudo do processo de ensino e aprendizagem e na formação inicial e continuada de professores de Geografia, tendo como princípios a articulação entre teoria e prática. Conta com pesquisadores e alunos de mestrado e doutorado oriundos de múltiplas universidades, e promove trabalhos de articulação de novos enfoques teóricos e metodológicos no processo de ensino e aprendizagem, consolidando conhecimentos e práticas na didática da Geografia, sobre metodologias inovadoras e ativas ligadas ao ensino em espaços não formais. As reflexões acerca de novas perspectivas educacionais a serem incorporadas pelas escolas têm balizado a orientação dessas pesquisas, no sentido da articulação de seis feixes de ideias: (a) cartografia escolar (b) cidade e cultura urbana como projeto educativo; (c) didática e educação geográfica; (d) currículo, formação e saberes docentes; (d) ensino e aprendizagem no ensino fundamental; (e) experiências de aprendizagem conceituai em espaços formais e não-formais e alfabetização científica.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 2447-0945

