O ENSINO DOS ESTUDOS SOCIAIS NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS CÍRCULOS CONCÊNTRICOS
Resumo
O ensino dos estudos sociais nos anos iniciais do ensino fundamental é a temática deste texto. Porque ensinamos estudos sociais nos anos iniciais da educação básica da forma como ensinamos? Que concepção epistemológica e pedagógica orienta essa forma de organização do currículo escolar dos Estudos Sociais? Como se produziu o ensino dos estudos sociais que toma como referência os círculos concêntricos? O objetivo é fustigar a tradição consolidada em torno da forma como ensinamos os conhecimentos dos Estudos Sociais nos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica. Trata-se de uma reflexão teórica permeada pelos anos de experiência de ensino nos anos iniciais e da formação inicial e continuada de professores.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFComissão Editorial
Programa de Pós-Graduação em Geografia Instituto de Geociências Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43113
91.540-000, Porto Alegre, RS, Brasil
Telefone: 55 51 3308 6569
Fax: 55 51 3308 9843
E-mail: para-onde@ufrgs.br