O lugar do ensino na formação da geografia brasileira

  • Eduardo Donizeti GIROTTO Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir o lugar do ensino no processo de formação da Geografia Brasileira, buscando compreender a relação entre o ensino de geografia no Brasil na primeira metade do século XIX e o projeto de sociedade defendido por diversos geógrafos daquele momento. Para tanto, fazemos uma análise dos principais autores (Aroldo de Azevedo, Pierre Monbeig, Delgado de Carvalho) que contribuíram na formação da geografia brasileira enquanto uma ciência moderna e que foram essenciais nas primeiras discussões acerca do lugar do ensino desta ciência em todos os níveis. Acreditamos que ao retomar as concepções e propostas apresentadas por tais autores, sem incorrer no erro na crítica vazia ou na apologia das mesmas, podemos construir caminhos e alternativas para pensar os fundamentos epistemológicos da geografia que hoje fazemos, tanto no que diz respeito à pesquisa quanto ao ensino.

Biografia do Autor

Eduardo Donizeti GIROTTO, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Mestre em Geografia Humana. Prof. Assistente do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Publicado
25/01/2011
Como Citar
GIROTTO, Eduardo Donizeti. O lugar do ensino na formação da geografia brasileira. Geosaberes, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 145-159, jan. 2011. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/41>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Seção
ESTUDOS EDUCATIVOS

Palavras-chave

Epistemologia – Ensino – Geografia Brasileira