DIFERENÇAS E IDENTIDADES CULTURAIS NO ESPAÇO GEOGRÁFICO ESCOLAR: (RE)PENSANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE GEOGRAFIA
Resumo
Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa de doutorado em andamento sobre diferença e identidade cultural na formação inicial e continuada de professores(as) de Geografia, mais especificamente as questões etnicorraciais e regionais. Trata-se de um estudo bibliográfico e de campo, realizado no município de Redenção, PA/Brasil, com o seguinte itinerário metodológico: levantamento do acervo de artigos, dissertações e teses em bancos de dados eletrônicos, como periódicos científicos, sites de programas de pós-graduação em Geografia e a Plataforma Sucupira/Capes. Livros complementaram as fontes. A sistematização das visões dos(as) autores(as) resultou num mapa conceitual que evidencia a necessidade de maior atenção da Geografia para com a identidade e a diferença no espaço escolar.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFComissão Editorial
Programa de Pós-Graduação em Geografia Instituto de Geociências Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43113
91.540-000, Porto Alegre, RS, Brasil
Telefone: 55 51 3308 6569
Fax: 55 51 3308 9843
E-mail: para-onde@ufrgs.br