A MONITORIA NO ENSINO SUPERIOR DE HISTÓRIA: DESAFIOS E AVANÇOS
Resumo
O Ensino Superior vive uma época de transformações que pode ser
muito favorável a novas posturas e propostas. Neste quadro, a monitoria é
um desafio típico do momento que o setor atravessa. A singularidade do
tema que abordamos aqui está no papel do Programa de Monitoria no
aprimoramento da aprendizagem discente na licenciatura em História da
UFPB. O estabelecimento de procedimentos didático-pedagógicos adequados
ao perfil da clientela deste Curso é a base da nossa conduta. O conteúdo
que o aluno deveria já conhecer trazido do Ensino Médio é, em média,
bastante deficitário e limitado. Alunos de outras licenciaturas que
estiveram em disciplinas que ministramos apresentaram a mesma
dificuldade. Isto torna a aula universitária, originalmente repleta de
conteúdos conceituais típicos da vida acadêmica um misto de
apresentação dos temas conceituais presentes na bibliografia adotada no
Programa com narrativas históricas factuais que o estudante já deveria
conhecer dos bancos escolares que antecederam seu ingresso na
Universidade. Nos últimos três semestres, porém, uma nova experiência
tem amadurecido e democratizado o debate do problema, encontrando
soluções que permitiram aprimorar parte do cotidiano das aulas no
sentido de buscar um equilíbrio entre o conteúdo a ser apresentado e a
demanda por conhecimento que deveria ter sido adquirido antes. Esta nova
prática didática veio após a adoção de um arrojado Projeto de
Monitoria.
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