Grupos de pesquisa e experimentação, prática de campo e análise da paisagem como proposta metodológica na educação básica
Resumo
O presente trabalho traz como proposta a formação de grupo de pesquisa e experimentação, valorizando a atividade prática de campo no ensino de Geografia na educação básica. O tema vem ao encontro das crescentes demandas educacionais que sugerem alternativas interdisciplinares como resposta ao educando que se espera no século XXI, o educando da era informacional, àquele que busca na escola possibilidade de aprendizado a partir da prática. A análise pelo viés sistêmico se propõe como suporte às novas propostas de percepção da paisagem por parte de educandos e educadores.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).