A INSERÇÃO DA QUESTÃO "NATURALEZA DE LA CIENCIA" NO ENSINO: UMA NOTÁVEL EXPERIÊNCIA PLATINA...SUGESTIVA PARA A GEOGRAFIA
Resumo
Este texto resulta de um contato recente com a produção
intelectual de um importante pesquisador argentino, Agustín
Adúriz-Bravo; o qual se notabilizou por uma preocupação em robustecer o
ensino de ciências com temas tipicamente epistemológicos. No artigo
chamamos a atenção para um de seus mais interessantes expedientes
didáticos: a "Matriz de Estágios e Tópicos" (ou, o tratamento de
tópicos-chave da Filosofia da Ciência, ressaltando que estes temas
fundamentais recebem leituras distintas, conforme a fase evolutiva da
"FC"). Tal protótipo - concebido com o claro objetivo de capacitar,
epistemologicamente, futuros professores - constitui, a nosso juízo, um
gênero de exercício que, dada sua fecundidade, seria útil de replicar
também em cursos de Licenciatura em Geografia. (Desde que, é claro,
tenhamos interesse em fortalecer a formação de nossos futuros mestres
com uma ideia de "Ensino de Ciência Geográfica"; mais do que meramente
"Ensino de Geografia".)
Texto completo:
PDF
Geografia, Rio Claro, SP, Brasil - pISSN 0100-7912 - eISSN 1983-8700 está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >