LETRAMENTO, EUROCENTRISMO E PROCESSOS DE LEITURA ENVOLVIDOS NA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA
Resumo
As reflexões recentes no campo da aprendizagem da leitura e
escrita têm apontado para a necessidade de se marcar as diferenças entre
letramento e alfabetização. De uma forma geral alfabetizar significaria
levar as pessoas a construírem o domínio da tecnologia da escrita, a
entrada nos códigos que compõem o sistema de registro de cada sociedade,
enquanto que letramento é levar a pessoa mais além, é possibilitar o
pleno exercício das práticas sociais de leitura e escrita. Foi a partir
dessa distinção teórica que adaptei os processos de leitura e escrita
para a linguagem cartográfica. O mapa, assim como um texto visa á
comunicação e é formado por um conjunto de signos. Associei o mecanismo
da Alfabetização Cartográfica ao público de jovens e apresentei uma
proposta de leitura cartográfica ao ensino de adultos. O Letramento
Cartográfico é uma proposta de leitura de mapas geopolíticos modernos
que nasce da análise dos discursos dos professores. Esta discussão
envolve um dos mapas que é o mais trabalhado em sala de aula. Ele
apresenta a Europa posicionada no centro gráfico, demonstrando uma
construção histórica de primazia do poder, como única representação
“certa” da visão do mundo.