O conhecimento pedagógico do conteúdo na prática profissional de professores de geografia

  • Claudivan Sanches Lopes Universidade Estadual de Maringá
  • Nídia Nacib Pontuschka Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
Palavras-chave: Geografia, Formação do professor de Geografia, Profissionalidade, Saberes docentes, Conhecimento Pedagógico do Conteúdo.

Resumo

Descrevemos e analisamos, neste artigo, os sinais evidenciadores da produção e desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC), categoria de conhecimento docente elaborada por Lee Shulman, na prática profissional de professores de Geografia. No contexto das pesquisas que enfatizam os saberes docentes, discutimos a importância desse tipo de conhecimento para o desenvolvimento da profissionalidade docente e do fortalecimento de sua identidade profissional. Além de pesquisa bibliográfica que focaliza este tema de investigação, obtivemos dados e informações em observações de aula e entrevistas com cinco professores experientes e especialistas nessa área do currículo escolar que atuam em Maringá, PR. Buscamos demonstrar que o desenvolvimento desse tipo de conhecimento – o CPC – pelo professor é um dos signos da compreensão especial dos conteúdos geográficos que uma docência de qualidade nesta área exige e que revela, também, o domínio da profissão. Desejamos, desse modo, contribuir com os processos de formação desses professores e com o fortalecimento de sua identidade profissional.

Downloads

Biografia do Autor

Claudivan Sanches Lopes, Universidade Estadual de Maringá
Professor do Departamento de Geografia na Universidade Estadual de Maringá.
Nídia Nacib Pontuschka, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
Professora, Doutora, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP
Publicado
2015-04-03
Como Citar
Lopes, C., & Pontuschka, N. (2015). O conhecimento pedagógico do conteúdo na prática profissional de professores de geografia. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), 19(1), 76-92. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2015.79809
Seção
Artigos