A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O artigo apresenta a pesquisa em desenvolvimento, no Programa de
Pós-Graduação em Geografia, nível de Doutorado, na linha de Educação e
ensino de Geografia, na Unioeste. Tem como foco principal a formação do
pedagogo para o ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino
Fundamental, no curso de Pedagogia. A problemática que emerge é “qual a
formação do pedagogo em Geografia e como este contexto formativo
possibilita conhecimentos para ensinar os conteúdos para as crianças
pequenas?” A pesquisa se caracteriza como estudo de caso, pretende
analisar a formação do pedagogo em Geografia. Os dados coletados serão
analisados a partir das categorias formuladas ao longo da pesquisa, à
luz da teoria crítica da educação.
Palavras-chave
Formação do pedagogo; ensino de Geografia; Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Texto completo:
PDFComissão Editorial
Programa de Pós-Graduação em Geografia Instituto de Geociências Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43113
91.540-000, Porto Alegre, RS, Brasil
Telefone: 55 51 3308 6569
Fax: 55 51 3308 9843
E-mail: para-onde@ufrgs.br