OS PENETRAS DO ESPETÁCULO
Por: Luciano Dalcol Rodrigues Viana
 |
Este artigo propõe investigar as contribuições o olhar
do migrante na construção de uma sociedade mais igualitária. Para tal,
baseamos nossa análise nas propostas levantadas por Guy Debord, em “A
Sociedade do Espetáculo”, contras-tando com a análise literária dos
versos da obra “Como Gostais”, de William Shakespeare. O objetivo
principal é buscar o papel daqueles que ainda irão compor a cidade, o
sujeito migrante. É inegável o papel atrativo dos centros urbanos, e
assim, é necessário pensar naqueles que, se no momento não habitam a
cidade, deverão faze-lo em algum momento no futuro. É pensar naqueles
que vem de outras cidades, o que quer dizer que estão acostumados à vida
urbana, mas são desconhecedores das particularidades da nova cidade
onde residem. Sendo assim, propõe-se neste ensaio uma análise do papel
do migrante enquanto sujeito da cidade, elemento não convidado, mas
presente no espe-táculo urbano. Espera-se demonstrar o valor do seu
olhar sobre o espetáculo, seu papel nele e de como encerrar as cortinas
para finalmente viver o real, de forma mais hones-ta e justa.
Reverberamos a proposta de Raoul Vaneigem, onde talvez a resposta para o
desmantelamento do espetá-culo esteja para além de uma ação coletiva
qualquer; os sujeitos urbanos conseguirão terminar com a ditadura do
parecer através da visão do sujeito, da individualidade, onde poderíamos
reverter a lógica do urbano capitalista.
Palavras-chave: Sociedade do Espetáculo, Migrante, Geografia Urbana.
|
|
 |
This article aims to investigate the possible
contributions from the point-of-view of migrants to build a more
egali-tarian society. In order to do so, we supported our analysis on
the writings of Guy Debord’s “Society of the Spectacle”, comparing with
the readings of some verses found in Wil-liam Shakespeare’s piece “As
You Like It”. The main objec-tive is to observe the role of those who
will be part of the city, the subject-migrant. It is undeniable the
attraction urban areas generate on people, and it is necessary to think
on those that, if they do not live in the city, they may move any time
in the future; to think on those people that come form other cities, who
are used to urban life, but are unaware of the particularities of the
new city they are transferring themselves to. Hence, this essay proposes
an analysis of the role of the migrant as a subject in the city,
uninvited, but present in the urban spectacle. It is ex-pected to
demonstrate the importance of this subject’s point-of-view over the
specta-cle, his role in the demonstrations, We make echo to the
proposals of Raoul Vaneigem, where the answer to the end of the
spectacle may come not in the format of some collec-tive action; the
urban subjects will end with the dictatorship of appearances through the
sights of each one, individually, reversing the capitalist urban logic.
Keywords: Society of the Spectacle, Migrant, Urban Geography.
|
|
 |
OS PENETRAS DO ESPETÁCULO |
Publicada em: 09/12/2014 às14:30 Volume 6, número 11
|