O ADENSAMENTO URBANO CONSOLIDADO EM IGARAPÉS, COMO PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL: O CASO DO PROSAMIM EM MANAUS.

  • Selma Paula Batista Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
Palavras-chave: Desenvolvimento local, Sustentabilidade, Habitação, Igarapé, Prosamim

Resumo

Tem sido destaque as obras urbanísticas executadas pelo Governo do Estado do Amazonas em áreas de igarapés urbanos, pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus – PROSAMIM, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. No entanto, considerando as especificidades do ambiente urbano e os padrões térmicos de Manaus, este artigo, baseado em dados secundários, inicia uma reflexão para identificar se o modelo de adensamento urbano consolidado em igarapés apresenta indicadores para o desenvolvimento socioambiental proposto no nome do referido Programa, de modo a garantir com as ações, o mínimo impacto aos recursos existentes. Nesta perspectiva, o PROSAMIM concluído deverá atender as premissas do desenvolvimento, com: sustentabilidade social, viabilidade econômica e pertinência do modelo às características ambientais.

Downloads

Biografia do Autor

Selma Paula Batista, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
Geógrafa pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Dilho" (UNESP), Mestre pela Universidade Federal da Paraíba (UFBA), Doutoranda em Geografia Humana Dinter/Minter, pela Universidade de São Paulo (USP).
Publicado
2012-08-30
Como Citar
Batista, S. (2012). O ADENSAMENTO URBANO CONSOLIDADO EM IGARAPÉS, COMO PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL: O CASO DO PROSAMIM EM MANAUS. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (31), 33-43. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2012.74267