PROPOSTA DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PARA A GEOGRAFIA DE 5 a A 8.a SÉRIES DO 1 o GRAU

Nedier Silva de Souza

Resumo


A partir da metade deste século, a Ciência Geográfica, enquanto discipli­na, tem sofrido inúmeras mudanças teóricas e metodológicas. Para a realização de aná­lises geográficas (estudo do espaço da superfície terrestre / espaço geográfico) teorias e técnicas modernas vêm sendo usadas cada vez mais. Visando estes aspectos e sendo mais uma geógrafa preocupada com o ensino da Geografia realizamos uma proposta didático-pedagógica que se refere a um estudo experimental realizado com adoles­centes, durante quatro anos, correspondente ao período entre 1984/1987. Este estudo foi desenvolvido, aplicado, experimentado e vivenciado no Colégio Regina Mundi (Maringá-Paraná). Apresenta idéias básicas sobre os componentes do programa escolar, tais como: conteúdos programáticos de Geografia, atividade de aprendizagem, estra­tégias de ensino. Também inclui a descrição das diferentes etapas e técnicas utilizadas durante o processo ensino/aprendizagem e de avaliação para as quatro séries terminais (5a, 6a, 7a, 8a) do 1.0 Grau.

Texto completo:

PDF (baixado


DOI: http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v8i1.13507



ISSN 2176-4786 (on-line) e-mail: dge-boletim@uem.br