PROPOSTA DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PARA A GEOGRAFIA DE 5 a A 8.a SÉRIES DO 1 o GRAU
Resumo
A partir da metade deste século, a Ciência
Geográfica, enquanto disciplina, tem sofrido inúmeras mudanças teóricas
e metodológicas. Para a realização de análises geográficas (estudo do
espaço da superfície terrestre / espaço
geográfico) teorias e técnicas modernas vêm sendo usadas cada vez mais.
Visando estes aspectos e sendo mais uma geógrafa preocupada com o
ensino da Geografia realizamos uma proposta didático-pedagógica que se
refere a um estudo experimental realizado com adolescentes, durante
quatro anos, correspondente ao período entre 1984/1987. Este estudo foi desenvolvido, aplicado, experimentado e vivenciado no Colégio Regina Mundi (Maringá-Paraná). Apresenta idéias básicas sobre os componentes do programa escolar, tais como: conteúdos programáticos de Geografia, atividade de
aprendizagem, estratégias de ensino. Também inclui a descrição das
diferentes etapas e técnicas utilizadas durante o processo
ensino/aprendizagem e de avaliação para as quatro séries terminais (5a, 6a, 7a, 8a) do 1.0 Grau.
Texto completo:
PDF (baixadoDOI: http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v8i1.13507
ISSN 2176-4786 (on-line) e-mail: dge-boletim@uem.br