Guia metodológico de trabalho de campo em geografia
Resumo
A ciência geográfica estuda o conjunto de fenômenos e formas de
organizações num determinado espaço da superfície terrestre. Espaço onde
a natureza e a dinâmica social se integram, marcam e definem paisagens.
A organização deste espaço pressupõe não só um aprofundamento teórico,
mas também um contato direto e investigador - observar, identificar,
reconhecer, localizar, perceber, compreender e analisar o espaço
geográfico e a dinâmica de sua organização - por meio do trabalho de
campo. Por isso mesmo, pode-se dizer, que o trabalho de campo é um
instrumento didático-pedagógico do ensino da ciência geográfica. Neste
estudo destaca-se a importância desse recurso pedagógico no processo de
ensino-aprendizagem e apresenta-se um conjunto de orientações para o
planejamento e desenvolvimento do trabalho de campo.
Palavras-chave
Trabalho de campo; Procedimentos metodológicos; Ensino de geografia.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5433/2447-1747.2001v10n1p35
Direitos autorais
Geografia (Londrina)
ISSN: 0102-3888
E-ISSN: 2447-1747
E-mail: revista.geografia.uel@gmail.com