EDUCAÇÃO ESPECIAL NO RIO GRANDE DO SUL: demanda de atendimento por diagnóstico

Alexandre Dido Balbinot

Resumo


Este estudo objetivou analisar a demanda da educação especial no Rio Grande do Sul por categoria diagnóstica que caracterizou a matrícula no ano de 2015.  Método: Trata-se de um estudo do tipo ecológico que foi baseado em conjunto de dados censitários de 2015. A coleta de dados ocorreu durante o mês de agosto de 2016. Empregou-se análise descritiva e de frequência, além de análise inferencial foi composta pelo teste de Mann-Whitney e o teste de Kruskal-Wallis. O nível de significância empregado foi de p<0,05. Resultados: Observou-se diferença estatisticamente significativa (p<0,001) na distribuição da quantidade de matrículas entre as diferentes categorias diagnósticas; na distribuição das matrículas para os diferentes territórios abordados (p=0,002); e, diferença na distribuição das matrículas para as diferentes modalidades de atendimento disponibilizada (p=0,017). Conclusão: A educação especial no Rio Grande do Sul ainda passa por uma transição de seu modelo de atendimento, de um modelo em classes exclusivamente especializadas, para classes comuns do ensino regular. A distribuição das diferentes características é diferente quando se compara percentuais entre as modalidades. Ainda ficou evidente que a característica de maior relevância foi “Deficiência Intelectual”.

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