EDUCAÇÃO ESPECIAL NO RIO GRANDE DO SUL: demanda de atendimento por diagnóstico
Resumo
Este estudo objetivou analisar a demanda da educação especial no
Rio Grande do Sul por categoria diagnóstica que caracterizou a matrícula
no ano de 2015. Método: Trata-se de um estudo do tipo ecológico
que foi baseado em conjunto de dados censitários de 2015. A coleta de
dados ocorreu durante o mês de agosto de 2016. Empregou-se análise
descritiva e de frequência, além de análise inferencial foi composta
pelo teste de Mann-Whitney e o teste de Kruskal-Wallis. O nível de
significância empregado foi de p<0,05. Resultados: Observou-se
diferença estatisticamente significativa (p<0,001) na distribuição da
quantidade de matrículas entre as diferentes categorias diagnósticas;
na distribuição das matrículas para os diferentes territórios abordados
(p=0,002); e, diferença na distribuição das matrículas para as
diferentes modalidades de atendimento disponibilizada (p=0,017).
Conclusão: A educação especial no Rio Grande do Sul ainda passa por uma
transição de seu modelo de atendimento, de um modelo em classes
exclusivamente especializadas, para classes comuns do ensino regular. A
distribuição das diferentes características é diferente quando se
compara percentuais entre as modalidades. Ainda ficou evidente que a
característica de maior relevância foi “Deficiência Intelectual”.