GEOGRAFIA “FORA” DA SALA DE AULA: importância do trabalho de campo para a Geografia Agrária/GEOGRAPHY "OUT" THE CLASSROOM: importance of fieldwork for Agrarian Geography
Resumo
Refletir acerca das questões metodológicas que perpassam o ensino
de geografia é fundamental para superar os equívocos que permeiam as
práticas pedagógicas nessa disciplina. Não se trata, de um exercício
mecânico e sem razão de ser, já que as aulas de geografia têm sido
invadidas por um “burocratismo” que emperra a formação de sujeitos
capazes de ler e interpretar criticamente o mundo que os cercam.
Chama-se à atenção para a forma geralmente descontextualizada com que é
trabalhada a disciplina de geografia, fato esse causador de sérios
problemas para o processo de ensino e aprendizagem e para a formação de
sujeitos capazes de ler criticamente o espaço geográfico. Como proposta
metodológica para dinamizar o trabalho nessa área do conhecimento,
defende-se a utilização do trabalho de campo, por assim entender que o
mesmo possibilita a aproximação entre a teoria e a empiria. Há a
preocupação ao longo do texto, em evidenciar a necessidade de adotar
alguns critérios para a realização do trabalho de campo, para que o
mesmo não seja utilizado para preencher “brechas” decorrentes da falta
de um planejamento da disciplina, superando desta forma, compreensões
equivocadas que consideram essa atividade apenas como “recreação”.
Palavras-Chave: Ensino de geografia. Trabalho de campo. Práticas pedagógicas. Planejamento. Geografia Agrária.
Palavras-Chave: Ensino de geografia. Trabalho de campo. Práticas pedagógicas. Planejamento. Geografia Agrária.